PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO DAS DISLIPIDEMIAS EM JOVENS: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Dislipidemias, Jovens, Risco, ColesterolResumo
INTRODUÇÃO: As dislipidemias caracterizam-se por alterações nos níveis séricos de lipídios, como colesterol e triglicerídeos, e representam um importante problema de saúde pública. Essas alterações estão associadas ao desenvolvimento de aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, afetando inclusive jovens de 15 a 29 anos. Fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida têm papel relevante no aumento da prevalência dessa condição. OBJETIVOS: Investigar a prevalência das dislipidemias em jovens, analisando fatores de risco associados e suas implicações para a prevenção e intervenção precoce. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa com análise descritiva e integrativa dos achados. As bases de dados foram BVS, LILACS e SciELO, no período de 2014 a 2024, utilizando os descritores “Dislipidemias”, “Jovens”, “Risco” e “Colesterol”. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em português entre 2014 e 2024, texto integral disponível gratuitamente, que abordassem prevalência, fatores de risco ou perfil lipídico em jovens (ou estudos que incluíssem faixa etária jovem), e revisões que apresentassem dados empíricos relevantes. Já os critérios de exclusão foram publicações em outros idiomas; obras fora do período definido; estudos que tratassem exclusivamente de outras patologias (sem foco em dislipidemia) ou sem aplicabilidade ao problema proposto. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, seguida da leitura de títulos e resumos e, quando pertinente, leitura do texto integral, foram selecionados 12 artigos, de um conjunto inicial de 25 artigos localizados na triagem, para análise descritiva e discussão. Limitações metodológicas dos estudos originais quanto ao risco de viés elevado e amostras pequenas em alguns ensaios foram consideradas na análise. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os estudos apontaram alta prevalência de dislipidemias em jovens, sobretudo associadas a sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, sobrepeso, obesidade e predisposição genética. A alteração mais frequente foi o HDL baixo, especialmente em universitários. Houve ainda evidência de baixa adesão à prática regular de atividade física e desconhecimento sobre o perfil lipídico, o que dificulta o rastreamento precoce. Pesquisas nacionais também destacaram a influência de fatores socioeconômicos (baixa escolaridade) e clínicos (hipertensão, diabetes e obesidade) no perfil lipídico. De forma geral, os achados reforçam a importância de ações preventivas e políticas públicas voltadas à promoção de hábitos saudáveis e ao acompanhamento laboratorial em jovens. CONCLUSÃO: A dislipidemia em jovens configura-se como relevante desafio para a saúde pública, por aumentar o risco de doenças metabólicas e cardiovasculares precoces. A conscientização populacional, associada ao rastreamento periódico e estratégias de prevenção, é essencial para reduzir sua prevalência e impacto a longo prazo.
Downloads
Referências
1. ACMGNet, SA Fatores associados ao LDL-Colesterol aumentaram na população adulta brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Brasil, vol. 25, 2020.
2. Araújo, et al. Análise do perfil lipídico em jovens adultos fisicamente ativos na prevenção de doenças cardiovasculares. INIC – SCIELO Brasil, Brasil, 2018.
3. BARROSO, W. et al. Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020. Arq. Sutiãs. Cardiol., Brasil, v. 3, pág. 516-658, 2021.
4. BRASIL. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas de dislipidemia: prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatite. Protocolo de Recomendação. MS: Brasília, 2019.
5. Tralhão, et al. Perfil de risco cardiovascular de adultos jovens saudáveis - evolução temporal. Revista Portuguesa de Cardiologia – SCIELO Brasil, Brasil, 2014.
6. Valério, C., Lima, RVBA Dislipidemia na criança e no adolescente - Orientações para o pediatra. Sociedade Brasileira de Pediatria – SCIELO Brasil, Brasil, 2020.
7. Vicentina, et al. Dislipidemia em Adolescentes Atendidos em um Hospital Universitário no Rio de Janeiro/Brasil: Prevalência e Associação. Arq. Sutiãs. Cardiologia – SCIELO Brasil, Brasil, 2019.
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Isabella Vilela Dias, Amanda Andrade Brum, Beatriz Porto de Oliveira , Maria Cecília Almeida Freitas, João Paulo Queiroz Souza, Débora Lima da Mota, Daniel Nunes de Brito, Marianne Caldeira de Faria Santiago (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As licenças de usuário definem como os leitores e o público em geral podem usar o artigo sem precisar de outras permissões. As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras originais de autoria e outros materiais sujeitos a copyright e alguns outros direitos especificados na licença pública disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Ao usar a 4.0 International Public License, a IFMSA Brazil concede ao público permissão para usar o material publicado sob os termos e condições especificados acordados pela revista. Ao exercer os direitos licenciados, os autores aceitam e concordam em obedecer aos termos e condições da Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.