ESTUDO ECOLÓGICO DOS ACIDENTES LABORAIS COM MATERIALBIOLÓGICO NO CONTEXTO POTIGUAR DE 2020 A 2025: PERIGO ÀS TÉCNICAS DE ENFERMAGEM?
Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho, Epidemiologia, Materiais BiocompatíveisResumo
INTRODUÇÃO: Acidentes laborais com material biológico configuram um relevante problema de saúde ocupacional, com risco de transmissão de patógenos hemáticos. No contexto potiguar, a caracterização do perfil epidemiológico desses agravos é fundamental, embora ainda seja incipiente na literatura recente. Este estudo justifica-se pela necessidade de gerar evidências locais para subsidiar ações específicas de vigilância e prevenção. OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico dos acidentes de trabalho com material biológico notificados no estado do Rio Grande do Norte no período de 2020 a 2025. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo ecológico, de caráter descritivo e retrospectivo, baseado em dados secundários de notificação compulsória do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados via DataSUS/Tabnet. Foram analisados todos os registros de acidentes com exposição a material biológico no estado entre 2020 e 2025. As variáveis analisadas incluíram ocupação, sexo e raça/cor. Os dados foram extraídos, compilados e analisados de forma descritiva (distribuição absoluta e percentual) utilizando-se o software Microsoft Excel®. RESULTADOS e DISCUSSÃO: Foram analisados 7.262 casos. O perfil majoritário dos acidentados foi de técnicos de enfermagem (44,3%) e enfermeiros (8,1%), corroborando a literatura nacional que aponta esses profissionais como os mais vulneráveis. Houve predomínio absoluto do sexo feminino (72,8%), refletindo a feminização da força de trabalho na enfermagem. Quanto à raça/cor, observou-se maior prevalência em indivíduos pardos (23,3%) e brancos (15%). A análise temporal não foi realizada, o que impede a avaliação de tendências no período. Os achados reforçam a necessidade de políticas de biossegurança direcionadas a esses grupos profissionais específicos, ainda que a variável raça, neste contexto, não tenha se mostrado um marcador de diferença tão determinante quanto a ocupação e o gênero. CONCLUSÕES: Conclui-se que o perfil epidemiológico dos acidentes no estado concentra-se em profissionais de enfermagem do sexo feminino. Os resultados destacam a urgência de estratégias de prevenção focadas neste grupo. Como limitações, destaca-se a natureza agregada dos dados (própria do desenho ecológico), a impossibilidade de inferir causalidade e a dependência da qualidade das notificações. Recomenda-se a realização de estudos analíticos futuros para explorar fatores de risco associados e a implementação de programas contínuos de capacitação em biossegurança.
Downloads
Referências
1. BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS. Tabnet. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2025. Disponível em: https://datasus.saude.gov.br/informacoes-de-saude-tabnet/. Acesso em: 10 set. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Wesley Dawison de Lima, Gustavo Sousa Damasceno, Gittanna Keila da Silva, Lorena Carvalho Pinheiro de Aquino, Maria Clara Andrade da Silva Lourencio, Alyne Rebouças Filgueira de Aquino, Eulília Luíza de Sousa Lucena, Allyssandra Maria Lima Rodrigues Maia (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
As licenças de usuário definem como os leitores e o público em geral podem usar o artigo sem precisar de outras permissões. As licenças públicas do Creative Commons fornecem um conjunto padrão de termos e condições que os criadores e outros detentores de direitos podem usar para compartilhar obras originais de autoria e outros materiais sujeitos a copyright e alguns outros direitos especificados na licença pública disponível em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. Ao usar a 4.0 International Public License, a IFMSA Brazil concede ao público permissão para usar o material publicado sob os termos e condições especificados acordados pela revista. Ao exercer os direitos licenciados, os autores aceitam e concordam em obedecer aos termos e condições da Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.